Blog, Espiritualidade, Estilo de Vida

Setembro Amarelo: vamos falar sobre cuidar?

Achei muito importante falar sobre o Setembro Amarelo por diversos motivos: é preciso ter mais atenção, empatia e cuidado com o próximo (a gente também está cuidando da gente), precisamos valorizar a vida, esse presente que é viver. Além disso, eu já fui uma pessoa que não entendia muito bem sobre depressão, pois não tinha ou não sabia que tinha pessoas ao meu redor que sofriam com isso e até já julguei como “besteira”.

Tomar ciência de que depressão é algo delicado e que seu irmão que está aí do teu lado precisa de amor e cuidado é início para uma relação mais amorosa com o outro e com você mesmo.

Setembro amarelo 

É uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre a depressão e o suicídio para a sociedade. Conversar mais, se esclarecer, enxergar as possibilidade de cuidado, participar ativamente de debates e entendimento através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Paramos de falar

Quantas vezes vocês disse não, querendo dizer sim? Ou ao contrário?

Fomos criados para sempre agradar. Nos disseram que precisamos esconder a nossa vulnerabilidade, que não podemos ficar triste, que tem q ser durão e sempre se mostrar bem e feliz, com isso as raivas, mágoas e tristezas (que acontecem algumas vezes) foram travadas e colocadas na nossa caixinhas interna. Esse acúmulo causa pensamentos negativos, irritabilidade e muito mais. Daí podem surgir tantas coisas!

Não podemos ter medo de pedir ajuda, de falar o que sentimos, de pedir cuidado. Podemos contrariar sim, se nosso coração está confortável com isso.

E esse tal de cuidado?

É prestar atenção ao nosso redor, aos nossos amigos e família. É abrir espaço pra gente dizer o que sente e de também escutar o sentimento do outro. É ter diálogo, comunicação aberta e livre.

Sensibilizar

Precisamos sensibilizar a população e os profissionais da área de saúde para os sintomas dessas questões e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.

Como anda o seu cuidado com o próximo por aí? E seu auto cuidado? Você tem deixado de falar de sentimentos por ai?

Ame, ouça, cuide!

Ahoo, Namastê e Bom Caminho ❤

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s