Blog, Sustentabilidade

Vamos falar sobre água?

Na próxima quinta-feira, dia 22/03 será o Dia Mundial das Águas. Devemos celebrar? Devemos protestar? O que devemos fazer?

É um convite a escutar, trocar e refletir sobre esse presente que temos do Divino, que é puro, claro, límpido, maravilhoso e essencial à vida! Que mata nossa sede, que regamos nossos alimentos, que nos limpamos e que muitas pessoas não usam da forma correta, por não darmos o real valor, a preciosidade que recebemos na Mãe Natureza e que deixamos escoar por nosso descargas.

“A água nos ensina a generosidade, pois sacia a nossa sede e nos dá a vida sem pedir nada em troca. Nos ensina a humildade e a aceitação de nunca impor a sua cor. É transparente, não se esconde e está sempre fluindo. A água é  mensageira do grande mistério para nos lembrar que somos mais que matéria e, vem também através do seu suave e profundo poder, nos ensinar a criar união e paz, para que ela não nos abandone¨. (Sri Prem Baba)

Como está a sua relação com a água? O que a água representa para você? Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água é destinado para discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Quer entender ainda mais a importância de papearmos sobre isso? Chega mais!

Abundância

Pouca gente sabe, mas apesar do nosso Planeta ser constituído em 70% de água, apenas 8% do total da água dele é potável e pode ser consumida. E cada dia mais, grande parte das fontes desta água, os rios, lagos e represa, são contaminadas e poluídas pelos seres humanos.

E o Futuro?

O consumo mundial de água cresceu assustadoramente nos últimos anos, mas as fontes de recursos hídricos estão cada vez mais limitadas.  A água que sai com facilidade pelas nossas torneiras e descargas hoje, não existirá em poucos anos, devido a diversos fatores como poluição, crescimento da população e principalmente, desperdício.

Enquanto a população mundial só cresce, a quantidade de água no mundo tem permanecido quase que a mesma nos últimos 500 milhões de anos.

Existe uma Declaração dos Direitos da Água com pontos importantes para refletirmos:

– Responsabilidade com a economia de água, pois ela é condição essencial de vida;

– A água é um patrimônio mundial e que todos são responsáveis pela sua conservação;

– A água potável deve ser usada com bastante economia, pois ainda não existe recursos e tratamento em abundância;

– O equilíbrio do planeta depende da preservação dos oceanos, mares e rios e dos ciclos naturais da água;

– Responsabilidade com a educação e conhecimento das gerações futuras;

– Consciência de de não poluição da águas;

– E acima de tudo, o homem deve ser solidário e ter compaixão, evitando o desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

O que fazer?

A mudança começa na gente. Economize! São pequenos hábitos que farão muita diferença para o todo. Aí vai alguns pontos abaixo:

  • Desligue chuveiros e torneiras enquanto passa sabonete no seu banho e escova seus dentes;
  • Que tal banhos mais rápidos?
  • Na hora de lavar os pratos, não deixa a torneira ligada, escoando água para o ralo. Limpe suas panelas e pratos antes de enxaguar;
  • Água da sua máquina de lavar pode ser reutilizada pra tantas outras coisas;
  • Diminua a quantidade de água da sua descarga;
  • Ao lavar seu carro ou seu quintal, troque mangueira por baldes;
  • Coma menos carne: não parecem ter relação, mas para produzir um simples hambúrguer são gastos cerca de 2.390 litros de água;
  • Reaproveite sempre que puder!

A água é nossa fonte de vida e fonte de amor, um presente para termos vida aqui na Terra. Entenda que sem ela não estaríamos aqui neste momento. Ela é essencial à sua vida e a vida deste planeta. Repense seus hábitos. Cuidando dela você estará cuidado de você também. Lembre disso!

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s