Blog, Sustentabilidade

Pra quê glitter? Já somos brilhantes!

Carnaval chegou, só alegria! Animação a mil e quem curte a folia quer mais é se esbaldar e sair o mais colorido possível. Máscaras, fantasias e maquiagens fazem parte da vestimenta do folião. E não pode faltar um glitter né? Brilhar no carnaval é quase que regra!

E é aí que entra todo o dilema, pois como já conversamos sobre isso essas últimas semanas, o glitter é um super vilão para o meio ambiente e principalmente para mares, rios e as espécies que vivem lá.

Ele é produzido a partir de placas de PET ou PVC, que são metalizadas junto com alumínio e depois coloridas. Algumas ainda levam dióxido de titânio, óxidos de ferro e oxicloreto de bismuto em sua composição. Não é biodegradável, ficando pelo planeta por anos e anos, e por ser uma micro partícula, não consegue ser filtrado pelos sistemas de esgoto e vão parar nos oceanos, mares e rios, poluindo e prejudicando milhares de espécies marinhas. Segundo estudos da Imperial College London, são mais de 15 e 51 trilhões de partículas em meio aos nossas águas.

Além de tudo isso, você ainda passa no seu rosto um monte de químico, o que pode ser absorvido pela pele e te dar alergias e outros danos futuros.

Ninguém precisa entender muito sobre química para saber que o plástico é feito de petróleo e junto com esses outros minerais, fazem surgir a purpurina que na real, não tem nada de bom, pois apesar da achar que estamos brilhando, na verdade estamos poluindo, matando espécies marinhas e destruindo nosso ecossistema, além da nossa saúde!

Para aqueles que mesmo sabendo de tudo isso ainda precisam daquele “brilho a mais”, hoje no mercado já existem empresas que fabricam purpurina biodegradável, com matéria prima a a partir da celulose, vegetais e até algas marinhas. Varia de acordo com o produtor (o ideal é ler bem a composição).

A Pura BioGlitter é indicação de uma amiga de escola que viu meus stories no Instagram e me mandou a marca que sua prima produz. Lindo saber que esse despertar e olhar para o todo já deu início a iniciativas lindas! Além dessa, existem diversas outras pelo Brasil inteiro. E se não conseguir, usa seu brilho interno que tenho CERTEZA que irradiará muito mais que um simples purpurina. Já somos brilhantes! 🙂

Com um olhar mais atento a gente consegue fazer aquilo que tem vontade e sem desrespeitar o todo. Somos um e quando cuidamos do nosso planeta, estamos cuidando da gente também!

Mais amor, mais consciência e mais reflexão em nossas ações.

Ahoo, Namastê!

Uma opinião sobre “Pra quê glitter? Já somos brilhantes!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s