Blog, Estilo de Vida, Permacultura, Sustentabilidade

Filosofia da Permacultura

Quando descobrir a Permacultura, fiquei encantada pelo conceito criado pelo Bill Mollison, pois me trazia a possibilidade de viver uma vida em mais harmonia com a natureza, sendo assim realmente um ciclo sustentável.

Aprofundando um pouco mais nos pilares da Permacultura em cada pétala apresentada por ele, pude perceber que podia realmente “ir além” e ter como base todos os pontos destacados pela flor, para criar ecossistemas para a minha vida. Acredito no poder da regeneração interna e vejo primordial essa reflexão com nós mesmo, pois quando curados ou na busca de uma cura de crenças e padrões que nos limitam, fica muito mais fácil viver essa resiliência com o todo!

Comecei a pontuar dentro de cada ponto / pétala, aquilo que dentro da minha verdade eu conseguiria caminhar para um estilo de vida consciente. Observar e absorver para mim e para o todo! “Me curar de mim”, como diz minha grande compositora Flaira Ferro.

 

Créditos: Unipermacultura
  • Educação e Cultura: Onde aprendi tudo que sei hoje? Alguma vez refletir se tudo aquilo que aprendi na escola me cabe? De onde vim – qual minha origem? Como me relaciono como minha família e meus ancestrais?
  • Espaço Construído: Qual a minha relação com o espaço em que vivo?
  • Posse de Terra e Governo Comunitário: A terra de onde vivo? Qual a relação com o espaço e com esse todos? Cooperativismo e consciência de bem comum fazem parte do meu ser?
  • Ferramentas e Tecnologias: Conheço as ferramentas disponíveis para trabalhar meu auto conhecimento? Como é minha relação com a tecnologia? Ela me aprisiona de alguma forma?
  • Economia e Finanças: Como lido com dinheiro? Já parei para pensar e rever outros tipo de moedas? O que realmente me alimenta?
  • Saúde e Bem-estar: O que realmente me nutre? O que considero bem-estar e saúde? Como está minha relação com meu eu interior?
  • Manejo da Terra e da Natureza: Qual minha relação com a Mãe Terra? Qual minha conexão com a todo? Me sinto parte dele? Como ele está presente em minha vida?

E por quê chamar de Filosofia de Permacultura?

Quando pensamos e falamos de filosofia já remetemos a desconstrução. A Permacultura já é em si um conceito criado para desconstruir os padrões impostos pela sociedade, que não nos mostra a importância de refletir sobre nossas atitudes e hábitos. E quando abordamos o auto conhecimento, a aceitação do eu, a busca e resgate pela essência, de alguma forma é algo filosófico, pois vai adentrar na perspectiva de cada um, na verdade de cada ser. Como ele se enxerga e enxerga o mundo.

No final, o mais importante é entender que quando se fala de Permacultura estamos falando de uma cultura da permanência, regeneração e resiliência, por isso trago como ponto importante o trabalho interno para que harmonizado com seu “eu maior”, irá se estender além e nos dar força para entender que tudo é possível.

Vamos juntos fazer parte dessa nova era de amor e essência? O mundo precisa da gente e somos SIM, capazes de fazer e acontecer 🙂

Ahoo, Namastê!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s