Blog, Estilo de Vida, Lixo Zero

Lixo Zero | Repensar o Pensar | Um convite

Nessa onda de amor e gratidão pela natureza, espaço que compartilhamos e vivemos, é natural questionar alguns hábitos de cuidado pelo nosso meio ambiente e um deles é sobre o resíduo que geramos. Bem, por acaso você está se perguntando “não quero produzir mais nenhum lixo, como eu faço?” Sabemos que parece algo impossível de repensar nos dias de hoje, mas também não é impossível!

Existe em todo o mundo um movimento que orienta e estimula as pessoas a uma filosofia de vida baseada na redução e na não produção de resíduos, o que é inspirador. O caminho para o Lixo Zero é muito mais que possível. Aqui no Brasil esse projeto global ganhou força nos últimos meses, inclusive para mim.

E o que é o movimento Lixo Zero?
O Lixo Zero (Zero Waste) é uma filosofia que incentiva o redesenho do consumo individual de cada um de nós, observando os ciclos de vida dos resíduos e evitando a geração de novos, assim como a cuidadosa reutilização do que acabou de alguma forma sendo gerado. O movimento busca dar um fim na terceirização do problema, desafogando os aterros sanitários e entendendo a diferença conceitual entre o resíduo e o lixo. Se tratamos o que ficou após o consumo como “lixo” nós estamos dando fim ao ciclo de vida de um insumo valioso para o nosso planeta. Agora se tratarmos como resíduo, podemos repensar e prolongar o seu ciclo de vida da forma mais consciente possível.

A associação que iniciou este movimento no mundo se chama ZWIA (Zero Waste International Alliance). Tem como objetivo despertar a mudança no estilo de vida das pessoas. A partir do caminho ético, econômico, eficiente e visionário, tenta orientar as práticas para que existam ciclos naturais mais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos para outros.

Dentro do conceito Lixo Zero existem os 4R’s, que são termos para basear as ações desse caminho:

Repensar | Repense seus hábitos de consumo; Coma o que vem da terra, consuma coisas da forma mais natural possível; Evite o uso de produtos que venham em embalagens;

Reduzir | Reduza o consumo de produtos com embalagens, suporte e etiquetas. Reduza o consumo e o uso de plástico na sua vida; Reduza o consumo de coisas que ao final do seu ciclo possam virar lixo;

Reutilizar | Se tiver que consumir algo que possa vir a ser um resíduo que tal reutilizá-lo? É possível dar uma outra utilidade a ele?

Reciclar | Se tiver que consumir algo que possa vir a ser um resíduo pense no que poderá ser feito depois. É possível transformá-lo?

Para onde vai seu lixo?
Parece mais um pergunta boba, mas de grande importância para repensar suas práticas diárias. Para onde vai tudo aquilo que você coloca na lixeira? Já pensou o caminho que seu lixo percorre? Depois de descartar, ele some do planeta? Quanto tempo ele ainda vai existir? O meio ambiente tem sofrido muito e o desequilíbrio é notável. Tudo isso é fruto das nossas ações ao longo dos anos, o que parece piorar a cada ano.

Mas nada está perdido! Estamos aqui para fazer a mudança acontecer e o começo dela parte da gente, quando nos avaliamos e assumimos responsabilidade.

Auto responsabilidade
Acreditamos que todo resíduo que um indivíduo produz é de responsabilidade do mesmo, pois como já falamos anteriormente, não existe um “jogar fora”, pois o lixo continua em nosso planeta.

Parece forte, mas essa tomada de consciência que todo resíduo que você gera é de sua responsabilidade é algo que conecta diretamente com um dos principais princípios do movimento.

É necessário refletir sobre o ciclo das coisas que consumimos, entendendo que se leva muitos anos para a natureza processar cada um desses resíduos. Vale ficar atento a tudo aquilo que se compra, se consome, se usa e se descarta. Essa mudança de perspectiva é o começo para qualquer grande mudança, assim como a base para a introdução de novos hábitos.

Hierarquia Lixo Zero
Adotada pela associação mundial, desde março de 2013, esta hierarquia ajuda a leigos e iniciantes no movimento a entenderem um pouco do caminho que se deve percorrer para adotar a prática em suas vidas. Abaixo uma releitura da pirâmide feita pela ZWIA.

Vamos fazer diferente? Um convite!
Fica aqui um convite, para que junto com a gente você entre nessa caminhada por um mundo com menos lixo e busque repensar os seus hábitos dentro do Movimento Lixo Zero. A ideia é contribuir para um mundo mais consciente, partindo da sua própria vida como um exemplo para as pessoas que fazem parte do seu convívio. O mundo muda quando a gente muda 🙂

Vem comigo nesse caminho? ❤

Uma opinião sobre “Lixo Zero | Repensar o Pensar | Um convite”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s