Blog, Permacultura

Vamos falar sobre Permacultura?

Hoje vim falar de Permacultura. Ela surgiu há anos na minha roda de conversa, mas só tempos depois comecei a me aprofundar no assunto. Hoje tenho a certeza que esse conhecimento é essencial no meu caminho de vida mais consciente e para uma vida mais simples e sustentável.

Mas que danado é Permacultura?
Ela foi criada nos anos 70 pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren. É um conceito que reúne conhecimentos e técnicas inovadoras com o objetivo de criar uma “cultura permanente” e sustentável, sempre baseando-se na cooperação entre o homem e a natureza. O termo surgiu da expressão em inglês “Permanent Agriculture” e essa ideia de junção entre homem e natureza existe para criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos.

E na forma prática?
Através das técnicas, ilustradas na Flor da Permacultura – abaixo, conseguimos visualmente enxergar todos os pilares trabalhados dentro desse sistema.
Uma coisa super bacana é que a Permacultura não se propõe apenas para locais naturais. A implementação dela é extremamente útil e usada dentro de um cenário urbano, onde há muita vida humana e por sua falta de sustentabilidade, os problemas com a saúde e o desenvolvimento ambiental existem e são gigantescos. Aqui no meu apartamentinho por exemplo, não é caso ou sítio, mas sempre dá para implementar técnicas permaculturais.

Fonte: Unipermacultura

Desembarcando no Brasil
A Permacultura só chegou ao Brasil em 1992, quando Bill Mollison veio ao país para a Ecco 92, conceder o primeiro curso no Brasil. Hoje são diversos pontos, institutos e organizações espalhados pelo nosso território. No segmento de ecovilas e bioconstrução, o Brasil é muito forte e inclusive pioneiro em diversas técnicas, pois nossa legislação possui espaço para construir espaços e levantar projetos com novas técnicas, matérias primas diversas e novas estruturas o que em muitos países ainda é difícil, bloqueando a evolução da bioconstrução.

Permacultura Social
Quando as técnicas e ações saem do espaço de uma ecovila (que é o modelo para as mudanças e construção de novos formatos de organização) e vão para o meio da cidade, ajudando no planejamento urbano e na melhoria da cidade, as pessoas gostam de demonimar isso como “Permacultura Social”.  Existem diversas linhas de pensamentos e a social é colocada como um viés que permite com que as técnicas sejam agentes de transformação social. Acredito que no fim tudo é Permacultura e talvez nem precisaria das divisões, mas caso vejam esta denominação por aí já sabem no que se refere 🙂

E qual o motivo de falar de Permacultura por aqui?
Ela é muito mais que uma técnica, é uma forma de repensar e mudar os hábitos. Comecei a me aprofundar, foi amor instantâneo, pois entendi que poderia sim, viver com maior consciência, responsabilidade e harmonia com a mãe natureza.

Com o uso da Permacultura na construção de uma habitação, na plantação de frutos, flores e vegetais, no uso da energia, por exemplo, posso criar uma sinergia e respeito com a natureza, agredindo menos e criando um ecossistema menos depreciativo. Relação de empatia e respeito mesmo!

Vem comigo aprender um pouco mais sobre? Vamos aprender juntos, pois comecei o curso de Diplomado em Permacultura pela Unipermacultura este ano e a ideia é dividir com vocês por aqui, toda a minha vivência.

O que é bom e pode ajudar nosso planeta, precisa ser compartilhado 🙂

Sempre bom lembrar!
Precisamos sempre ter um mente que quando se constrói qualquer coisa, estamos fazendo uma intervenção ao meio, independente de ser no meio do mato ou no meio da cidade. Qualquer tipo de de projeto vai interferir na natureza. A diferença é ter a consciência de tentar degradar o menos possível, ou até mesmo realizar um projeto que ajude no processo de revitalização.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s