Blog, Estilo de Vida, Slowliving

Hábitos para começar o dia cheio de boas energias

Já ouviu falar no ditado “De manhã é que se começa o dia”? Pra mim faz todo sentido, e as primeiras coisas que faço assim que acordo mudam todo o restante do meu dia.

Por isso, vou compartilhar aqui algumas pequenas ações que adoto e que hoje são essenciais para despertar o meu corpo e minha mente. Como seguir o dia de uma forma tranquila, produtiva e cheia de energia? Chega mais!

Começe com um bom dia
É algo tão simples, mas que as pessoas vem esquecendo ou deixando de lado. Iniciar a manhã com um “bom dia” é deseja o melhor para o outro e ainda fazer bem para a saúde. Comece o dia transbordando amor e desejando coisas boas. Pros outros e para você também, tá? Mora sozinho? Põe a mão no coração e se deseja um dia incrível 🙂

Alongue-se!
Alongar é um “bom dia” para os músculos! Não precisa ser uma super série de alongamentos, mas uma boa espreguiçada é um presente no despertar, para dizer ao seu corpo que o dia já começou. O corpo é uma máquina, e é preciso dar partida diariamente para que ele se mantenha em funcionamento pleno durante todo o dia.

Medite
Deixar a mente relaxada e livre de pensamentos pode ajudar a ter uma dia mais produtivo, focado e com mais disposição. Alguns minutos de silêncio, respirando sem cobranças, são essenciais para você se colocar no momento presente. Meditar ao acordar faz com que você limpe o seu histórico, concentrando assim toda a sua energia nas experiências oferecidas no hoje, vivenciando e levando tudo que for válido de cada momento. A meditação te ensina a estar presente.

Contato com a natureza
O ser humano é um, entre muitas outras espécies na natureza. Mesmo com toda a nossa habilidade de adaptação, nós somos animais, e como todo animal, precisamos encontrar um ambiente favorável para realizar as nossas tarefas diárias. Desfrute do ar puro, do verde, da luz solar, ou de qualquer outra manifestação da natureza que encontrar no seu dia a dia.

Dar atenção ao canto dos pássaros, apreciar as nuvens no céu por exempo, te fará mais presente e mais próximo da sua essência. Sintaaaaa!

Se mantenha hidratado
Água é vida e essencial na busca de energia! Nosso corpo é composto por 60% de água e assim precisa de água para se manter em funcionamento. Sabe como a água ajuda o seu corpo? Ela liberta as toxinas para fora dos órgãos vitais e faz o transporte dos nutrientes para as células, fazendo com que tudo trabalhe da melhor forma e assim você tenha mais disposição, por ter mais energia.

Segundo especialistas, devemos ingerir uma média de 2 litros diários de água por dia, mas é apenas uma orientação. O ideal é adotar alguns hábitos para que você se mantenha sempre hidratado. Fazer de uma garrafinha a sua melhor amiga irá te lembrar sempre de beber água, por isso é uma boa dica. Não deixe que alguns sinais do corpo te mostrem o quão desidratado(a) você está para você se preocupar.

A sede, a umidade da língua e do interior da boca,  a cor da urina e a sensação de fadiga são alguns sinais de desidratação. Você não precisa se preocupar com dosagens, basta fazer desse combustível algo realmente presente. Tudo é uma questão de hábito.

Corpo em funcionamento, não esqueça da alimentação
Uma boa alimentação deve fazer parte da sua rotina, pois te auxilia na manutenção da saúde, na prevenção e tratamento de doenças, no desempenho das atividades de rotina e atividades físicas, além do controle do peso corporal. Alimentação também é super importante para o tratamento de doenças como hipertensão e diabetes, por exemplo.

Para manter seu corpo trabalhando direitinho durante todo o dia, é importante mantê-lo alimentado e bem nutrido, com nutritivas refeições e lanchinhos fáceis e saudáveis, durante todo o dia. Uma dica é sempre andar com barrinha de cereais, castanhas e frutas na bolsa, para caso bata aquela fome repentina. Sem neuras, mas sempre dando amor ao corpo ❤

Acorde quando for a hora
Repousar é essencial para o bom funcionamento do corpo, afinal ele precisa estar de carga cheia para trabalhar bem durante o dia. Garanta que você esteja dormindo o suficiente. Alguns especialistas em sono dizem que é importante dormir pelo menos 7 horas por dia, “pelo menos”, viu? Você tem dado atenção a isso? Bem, para muitos é um grande desafio, mas se você tem algum compromisso, uma hora para acordar, então não deixe de ir para cama mais cedo.

O respeito ao seu repouso deve te fazer abandonar o “soneca” do celular, que é uma grande tortura. O corpo implora por uma energia que você não ofereceu a ele e acordar, parece ser o maior desafio do seu dia. Uma noite não dormida te fará despertar feliz e com muita força para materializar o que foi sonhado.

Agradeça!
As pessoas, no geral, não possuem o hábito de agradecer. Mas essa ação tem um poder mágico. E sempre temos motivo para agradecer: pelo dia que passou, pelo dia que acabou de chegar, pela vida aqui na terra e por todos os momentos únicos e presentes que o nosso dia a dia nos dá e que muitas vezes, deixamos passar despercebidos ou não damos valor. Um simples “obrigado por acordar” vai te encher de luz e te dar uma motivação extra.

“A Gratidão não se resume a uma pequena prece que você faz antes das refeições. É um estilo de vida”. – Jacqueline Winspear

Algumas das minhas grandes inspirações, como a Flávia Melissa e a Luana Ferreira, falam muito sobre o poder do agradecer e elas até já lançaram desafios em que muitas pessoas, tiveram um mudança significativa na vida, após começarem a agradecer mais.

A música muda o seu humor
Todo mundo sabe, a música é alimento para alma. Boa música, especialmente pela manhã, já que esse é o tema aqui, ajuda no despertar do corpo e nutre a alma. Os sons e as batidas de uma boa composição sonora é um impulso para que o resto do dia venha em um ritmo gostoso, para que você tenha um dia recheado de boas sensações.

A sua vida é um filme, mesmo que sem roteiro, e você precisa ter a sua própria playlist diária, para dar energia a cada cena. Por aqui adoro escutar mantras (Playlist “Mantras com amor” no Spotify) assim que acordo e depois, vou colocando playlists diferentes.

##

Conta pra mim: também queremos ouvir de vocês as suas experiências e ações que fazem do seu dia melhor!

Desafio: Tente fazer isso por uma semana e depois volte para me contar o que achou 🙂

Namastê!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s